Sentimento de pena enfraquece a si e ao outro.
Quando o sentimento de pena se estabelece em uma relação acontece o enfraquecimento da força de superação nos envolvidos. Do lado de quem sente, surge uma trava nas decisões. Do lado do foco da pena, energeticamente, a pessoa não é reconhecida como capaz para enfrentar desafios.
A pena paralisa e inferioriza. Envolve sentimentos de desigualdade, de superioridade, de culpa, tentativa de salvar o outro/vítima, incapaz de suportar revezes, tristezas, frustrações.
Desequilibra e estanca a relação, que pode se tornar tóxica.
A regra sistêmica é clara: cada pessoa tem a força necessária para lidar com a própria história.
A postura sistêmica pede que se reconheça o destino do outro e diga mentalmente:
"Eu vejo você, a sua dor, respeito sua história, reconheço que tem a força necessária para seguir adiante.

Comentários
Postar um comentário