Pontos de vista e a visão sistêmica
A arte da contemplação e observação consiste numa proposta, aqui no Espaço SHE, de buscar força e sabedoria para enfrentar medos e angústias, equilíbrio para avaliar ameaças e possibilidades, segurança para alinhar desejos e necessidades.
O proposta para observar o que do passado pesa no presente é para trazer clareza para definir escolhas com superação, o que requer perseverança, pois a vida não é linear, existem os altos e baixos.
Quais são elas?
Observar o que sente ao ler e interpretar o mundo são importantes maneiras de se comunicar consigo mesmo. De dentro para fora e de fora para dentro, no movimento de conhecimento e autoconhecimento, a vida flui.
O quanto sabemos da história (inclusive nossa) pelas palavras e imagens de outrem? O quanto o amanhã está envolto em sonho?
"...Todos nós enfrentamos estas situações,
mas podemos ver o lado bom e abrir nossos corações,
ou infelizmente ver de outra forma e ficar bloqueados para sempre."
pensador sufista
(ramo islâmico do conhecimento sobre a prática e ética religiosa).
O túmulo de Xamece (1185-1248) foi recentemente nomeado pela UNESCO com um Patrimônio Mundial.
*a Ordem - da hierarquia, do lugar natural das coisas, pessoas e fatos;
*o Pertencimento - inclusão, pois tudo faz parte;
*o Equilíbrio - o dar, receber/ tomar no vínculo criado, e, se for de amor o saldo é positivo, ao contrário,... Se não forem atendidas emaranham, desequilibram, repetem fatos no sistema.
Pois 'o passado não reconhece o seu lugar 'quando' está sempre presente'.
O que foi, foi! Não tem como mudar o que passou. Porém, sabendo que ele faz parte para o contexto do agora, temos como lidar bem com ele no presente: ressignificando, reciclando (submetendo a um processo de mudança e tratamento), aceitando, perdoando, agradecendo, deixando-o lá, no seu lugar, dando o melhor lugar que se conseguir no coração.
E tudo fica mais leve.

Comentários
Postar um comentário