Estudos Sistêmicos

Criei o Espaço SHE - Sistêmico, Holístico, Ecológico, em 29 de junho de 2018, inspirada em minhas vivências, enquanto realizada o curso de coaching, buscando aprimoramento na minha ação de Orientação Educacional e Profissional. Afinal atualização é preciso nestes rápidos e novos tempos.

Como uma pessoa curiosa e que está sempre em busca de atualização e inovação nas ações educativas onde atuo cheguei até aqui. Seja para me qualificar ou para acompanhar as novidades nas áreas escolar, cultural, social e ecológica sigo pesquisando. Na internet localizei vídeos da Angélica Olvera falando sobre Pedagogia Sistêmica. Fui assistindo e verificando aplicações, ainda, nas áreas do Direito e Saúde Sistêmica, até chegar nas constelações familiares. Daí para achar onde aconteciam sessões e participar em minha cidade foi um passo. Encantei-me ao assistir, fui entendo a história e a metodologia e passei a constelar situações pessoais. Foi revelador ver os representantes apresentarem os trejeitos e atitudes conhecidos. Passei a ter mais clareza sobre minhas questões e a ver melhorias nas relações familiares, a ter insights para  realizar mudanças na minha forma de agir. Decidi que passaria a estudar para me qualificar e ampliar minha área de ação, e iniciei o curso de Constelação Familiar em janeiro de 2019, encerrado em abril de 2020.

Quando passei a estudar a Pedagogia Sistêmica ainda estava realizando curso de Coaching Educacional  percebendo as dificuldades cada vez maiores a serem enfrentadas na área da Educação. Tenho pós-graduação em Orientação Educacional e percebi nesta nova visão e postura a linha de atuação que eu desejava propor nos processos vividos. A relação aluno, escola, família sob a visão sistêmica fortalece a percepção das dinâmicas que se apresentam e dão um novo enfoque ao contexto educativo, com esperança e assertividade nos encaminhamentos. As dificuldades de relacionamentos são presenças constante no dia-a-dia educacional, muitas como reflexo das problemáticas familiares. Para além de auxiliar as crianças e adolescentes no campo educacional  - aprender a aprender e a fazer, vejo na constelação sistêmica a possibilidade de contribuir muito mais assertivamente no desenvolvimento humano – aprender a ser e a conviver. Os aspectos envolvidos no bullying, nas auto-mutilações, nos traumas escolares dos mais diversos podem ser desvelados e respeitosamente tratados dentro do contexto envolvido, com a feliz contribuição de uma Orientadora Educacional sob a linha Sistêmica.

Verifiquei que as constelações poderiam me auxiliar nos demais campos de ação. Além de atuar como Orientadora Educacional, também atuo como Assessora Pedagógica em uma OGN voltada para Valores na Educação, um projeto que incentiva crianças, adolescentes, jovens e adultos a dedicarem um tempo voluntariamente para agirem pela melhoria do meio, seja através do social, da cultura ou meio ambiente. O tema Constelação tem sido um enfoque de debate e estudo. Auxilia a compreender as problemáticas sociais, as preocupações que estão permeando as comunidades, e a visualizar perspectivas de ação nas causas sociais e pessoais. Contribui muito na aproximação, acolhimento e empatia no grupo.

Da mesma forma, atuo como acolhedora no trabalho religioso na Umbanda. E ali são grandes as problemáticas, principalmente familiares, que se apresentam. A constelação é uma forma de abordagem para, literalmente, trazer à luz, aspectos que bloqueiam o equilíbrio e o bem estar da pessoa, um ótimo exercício revelador da Lei do Amor para estabelecer a ordem e o equilíbrio.

Enfim, a Constelação Familiar primeiramente me trouxe um aprendizado importante sobre as 3 leis que envolvem o sistema familiar para contribuir com a aceitação, o perdão e a gratidão. Momentos importantes nas sessões ampliaram minha visão de como encarar as questões na minha família de origem e na que concebi.

No entanto, foi a questão profissional que me levou até a Constelação, e para lidar nesta área que passei a investir no conhecimento mais aprofundado do conteúdo e das ferramentas para lidar com os diversos sistemas com os quais nos deparamos, de forma respeitosa e contribuitiva.

Levar a vida com mais leveza é o que sinto como possibilidade no momento, com muita gratidão a Bert Hellinger e seus estudiosos pela dedicAção e multiplicAção nesta nova visão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto Amor

Qual a frequência de seus sentimentos e emoções.

'O essencial é invisível aos olhos"